Algumas delas têm atualização de 30 minutos. Para ver a última imagem enviada clique sobre ela.
IMAGENS EIT ULTRAVIOELA EXTREMO
EIT (Extreme ultraviolet Imaging Telescope) As imagens abaixo mostram a atmosfera solar em diferentes comprimentos de onda, ou seja, mostra a massa solar em diferentes temperaturas. Os identificadores das imagens indicam em qual comprimento de onda, em Angstroms, foi feita a sondagem.
Na imagem feita a 304 Angstroms o material mais claro situa-se entre 60 mil e 80 mil graus Kelvin. Na foto feita em 171 Angstroms, a temperatura situa-se na casa de 1 milhão de graus Kelvin.
Em 195 Angstroms a temperatura corresponde a 1.5 milhão de graus Kelvin e em 284 Angstrom a 2 milhões de graus Kelvin.
Quanto mais alta a temperatura, mais alto você estará vendo a atmosfera solar.
EIT 304
EIT 284
EIT 195
EIT 171
IMAGENS LASCO
CORONÓGRAFO DE ÂNGULO LARGO
As imagens LASCO (Large Angle Spectrometric Coronagraph) permitem analisar em tempo real a coroa solar, bloqueando o brilho do astro com um anteparo e criamdo um eclipse artificial dentro do próprio telescópio a bordo do satélite. A posição do disco solar é indicada na imagem pelo pequeno circulo branco.
Ocasionalmente uma ejeção de massa coronal pode ser vista sendo expelida para fora do Sol e cruzando o campo de visão de ambos os coronógrafos.
A sombra que cruza desde o canto inferior esquerdo até o centro da imagem é o suporte de fixação do anteparo.
A imagem C2 (acima) mostra a coroa com comprimento de 8.4 milhões de quilômetros desde o Sol. Já a imagem C3 (ao lado) tem um campo de visada maior e engloba 32 diâmetros do astro. Em outras palavras, abrange 45 milhões de quilômetros desde o Sol. Esta é a metade da distância da órbita de Mercurio. Nesta imagem, dezenas de brilhantes estrelas podem ser vistas atrás do sol.
Clique sobre as imagens para vê-las ampliadas a atualizadas
IMAGENS MDI
IMAGEADOR DOPPLER
A imagens MDI (Michelson Doppler Imager) mostram o sol através de sondagem Doppler.
A imagem laranja, vista ao lado, mostra o sol no comprimento de onda de 6768 Angstroms. O destaque principal nesta imagem é a visualização e estudo das manchas solares. As manhas vistas aqui são em maior número do que quando vistas no espectro visível através de filtros protetores. Lembre-se de NUNCA olhar diretamente para o sol !
A imagem "magnetograma" (cinza) mostra o campo magnético da fotosfera solar, onde pontos branco e negros indicam polaridades opostas.
Clique sobre as imagens para vê-las ampliadas a atualizadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário